sábado, 10 de novembro de 2012

Líderes maias explicam a confusão sobre a mudança de ciclo


Maias líderes da América Latina viajaram para Los Angeles, Califórnia, para explicar a confusão sobre o próximo ciclo da mudança de calendário pré-colombiano e abençoar o imigrante de comunidade que vive neste país.

POR Agência EFE Califórnia Estados Unidos - "de acordo com a conta de maya este ano há uma mudança de ciclo, este ciclo começou faz 5 mil anos 125, já há muito tempo, e os maias chamavam baktuns", disse Marte Trejo, historiador e astrônomo mexicano.

Trejo disse embora este ano marca o 13 baktuns que aparecem em muitos maias contas não sendo ao fim do mundo, como muitas pessoas anteciparam.

"Há não se assuste pensando que este ano haverá uma destruição do planeta, porque o que vai acontecer é simplesmente uma mudança é claro na criação que termina em dezembro para começar um novo período ou baktun novo", disse ele.

A fim de clarificar as interpretações apocalípticas de calendário pré-colombiano, Manuel Xicum, sacerdote de Maya e outros representantes maias baseados no México, Belize, Guatemala, El Salvador e Honduras veio este fim de semana a la Placita Olvera e o Centro Cultural Eek Mayab.

Além de falar sobre o calendário maia, Xicum e outros líderes da etnia zapoteca fez um ritual de bênção em língua maia comunidade de imigrantes dos Estados Unidos no centro histórico.

"É uma confusão que resultaram em alguns meios de comunicação e algumas pessoas que se aproveitam de um povo pouco crédulos sobre o que realmente é a cosmovisão Maia," disse Xicum.

"A cosmovisão Maia é a União entre natureza e Deus, é a União entre corpos celestes com a mãe terra," definido o sacerdote,

O calendário maia é um cálculo circular, disseminado na região da Mesoamérica, que, de acordo com o Anuário gregoriano do atual sistema ocidental, a contagem no calendário maia começou em 13 de agosto de 114 3 mil AC.

"O tempo de contagem dos maias não era linear, mas era circular, então, o calendário é circular, porque os ciclos começam em um ponto e retornam para terminar lá, para começar um novo período," disse Trejo, que está trabalhando com a Secretaria de turismo do México para falar sobre o mundo Maia.

Trejo explicou que um baktun Maia 394 anos aproximadamente, para multiplicá-lo por 13 baktuns, que é o ciclo completo, o resultado é 5 mil 125 anos, que no calendário mesoamericano escrito que culminará em 21 de dezembro de 2012. (Traduzido por Bing)

Nenhum comentário:

Postar um comentário