quinta-feira, 15 de novembro de 2012

COLAPSO DA CIVILIZAÇÃO MAIA É VINCULADA A LONGA SECA


O colapso da civilização Maia foi conseqüência de uma longa seca, segundo um estudo internacional publicado na última quinta-feira nos Estados Unidos, confirmando uma hipótese até este momento controvertida.

POR: PRENSA LIBRE.COM - ESTADOS UNIDOS 

WASHINGTON – “A ascensão e a queda dos Maias é o exemplo perfeito de uma civilização sofisticada incapaz de adaptar-se às mudanças climáticas”, disse James Baldini, da Universidade de Durham na Grã Bretanha, um dos principais coautores do estudo publicado na revista Science, datada de 8 de novembro.
“Períodos excepcionais de chuvas (de 450 a 660dC) aumentaram a produtividade dos sistemas agrícolas Maias, causando uma explosão demográfica e uma supra exploração dos recursos”, disse o pesquisador.
O clima tornou-se cada vez mais seco, provocando um esgotamento dos recursos, desestabilização do sistema político e guerras, explicou Baldini.
E, “depois de anos de carência, a seca que durou quase um século, desde 1020 até 1100, definitivamente selou-se o destino da civilização Maia”, disse ele.
Estes pesquisadores conseguiram reconstruir os períodos de chuva e seca no transcurso dos últimos 2 mil anos na região onde viviam os Maias, entre México, Belize, Guatemala e Honduras.
Para isto, analisaram a composição química de estalagmites da caverna de Yok Balum em Belize, situada a 1,5km do sitio Maia, perto de Uxbenká e próxima a outros grandes centros Maias, impactados pelo mesmo sistema climático.
Os estalagmites formam-se no chão das cavernas pela queda contínua da água calcárea, o que permite medir as precipitações ao longo do tempo.
Como os Maias registravam meticulosamente os sucessos políticos em gravações feitas em monumentos de pedra, os autores deste estudo puderam comparar a reconstrução da história do clima na região e as mudanças na freqüência dos conflitos e outros eventos importantes.
_____________________________________________________________
“Nesta notícia há de destacar algo: A CIVILIZAÇÃO DO CHAMADO PERÍODO CLÁSSICO COLAPSOU, MAS OS MAIAS CONTINUARAM SEU PROCESSO HISTÓRICO até nossos dias.
Por outro lado, muitos pensam absurdos insustentáveis como que os Maias partiram na estrela Sirius ou saltaram a dimensões sutis.
Desde que sou criança, os via pelas ruas da Guatemala, assim, que isto sempre me pareceu uma bobagem solene.
Espero que esta constatação dissipe essas fantasias e nos coloque com os pés na terra.
OS MAIAS SEGUEM VIVOS E APRENDERAM O QUE É NOSSA VEZ DE APRENDER: A NATUREZA ESTÁ ACIMA DE QUALQUER CIVILIZAÇÃO COMPLEXA … por mais bela e fascinante que possa ser.” - 


texto de Juan Carlos Romera Sales
Tradução de Leslie Almeida

Nenhum comentário:

Postar um comentário