terça-feira, 16 de abril de 2013

GUATEMALA: O LUGAR ONDE A COSMOVISÃO MAIA ESTÁ VIVA

 
O altiplano guatemalteco e certas regiões de Chiapas (México) tem conservado uma tradição milenar. Mas, é especialmente a espiritualidade ancestral que está viva nas Terras Altas de Guatemala. A ciência do Calendário Sagrado segue sendo utilizado em todo seu sentido e força interior, dentro de estruturas sociais altamente organizadas.

Nesses lugares, tais como Quiché ou Totonicapán, os arqueólogos não tem encontrado grandes pirâmides, estelas ricamente esculpidas ou textos antigos. Mas na verdade, os conhecimentos antigos estão presentes na vitalidade de sua gente, na vida cotidiana, entre os Ajq’ijab’, as parteiras e os curandeiros.

Quando visitei meus irmãos em Yucatán (México), tive a triste impressão de que a Cosmovisão Maia havia sido eclipsada. Em grande parte pelos esforços do governo mexicano para “integrar” estas maravilhosas pessoas à sociedade moderna. Foi lamentável ver que o que sabiam do Calendário Sagrado era fornecido por informantes ocidentais. Ficou claro que o que haviam escutado sobre sua própria cultura lhes chegou com deturpações ocorridas ao longo do tempo.

Se você quer conhecer uma tradição milenar de verdade, com linhagens ancestrais onde os poderes dos dias são honrados tal e qual se faz há séculos... tenho certeza que a encontrará em lugares como Momostenango, Chichi, Santa Cruz, às margens do Lago de Atlitán e outros rincões luminosos de minha amada terra. É aí onde eu o senti e vivi. É aí onde a Sabedoria Ancestral Maia está viva.
 texto: Juan Carlos Romera Sales
tradução Leslie Almeida

Nenhum comentário:

Postar um comentário